quinta-feira, 19 de abril de 2012

2ª etapa - Paulista de Motocross MX1-MX2 FMESP - Capão Bonito - SP


Rodrigo Guedes fez bonito com dupla vitória nas categorias MX Gold e MXN Gold
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia





Capão Bonito foi o palco da segunda etapa do Campeonato Paulista de Motocross MX1-MX2, promovido pela FMESP (Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo), no último fim de semana. Apesar do dia nublado, a previsão de chuva não aconteceu e o dia foi marcado por emocionantes disputas em baterias com gates completamente cheios. Principalmente na categoria MX Gold, em que Rodrigo Guedes, o Guedinho, e Luiz Saron travaram um duelo emocionante pela liderança da prova até a última volta.

O piloto local Andreo ‘Urso’ Blóes fez o holeshot, mas caiu logo em seguida na MX Gold. Junto com ele, Netynho Araújo foi prejudicado e, com uma corrida de recuperação, terminou em sexto. Na ponta, Luis Saron tinha a companhia de Guedinho. Aproveitando um descuido do líder, Guedinho assumiu a posição. Luizinho não desistiu e ficou grudado o tempo todo tentando de todas as maneiras reassumir a liderança. Guedinho conseguiu fechar todas as portas e terminou a prova em primeiro, embolsando mil reais pela vitória. "Foi uma linda disputa, e o principal honesta sem toques, sem tentar tirar o outro da prova. Tudo no jogo limpo", disse Guedinho após a prova."O Guedinho aproveitou um descuido meu na curva e a fez por dentro. A partir daí, ele soube fechar todas as portas possíveis. O bom é que foi uma corrida limpa e disputada. Parabéns pra ele, mas prometo que na próxima tem troco", brincou Saron. Rodrigo Guerreiro fez uma prova consistente e terminou na terceira colocação, com Willian ‘Pirapora’ em quarto. Daniel Caputo completou o pódio,João Vitor Cardeli foi sétimo,Andre Banana décimo primeiro.

Guedinho venceu também a categoria MXN Gold ou Força Livre Nacional. De ponta a ponta ele foi pressionado por Alessandro ‘Didão’, que somente no final deixou o líder escapar um pouco. Rodrigo Guimarães andou forte e terminou em terceiro. Mário Terato fez uma excelente corrida de recuperação e saiu do 12º lugar para terminar em quarto. Augusto Isaías completou em quinto,Sidnei Henrique décimo terceiro e Andre banana décimo oitavo.

Entre as duas baterias principais do dia houve a disputa da MXN3, ou Nacional Estreante. Rodrigo Silveira andou na frente boa parte da prova até ser ultrapassado por Lucas ‘Du’ Campos, na metade final da prova. Du ainda quase perdeu a disputa na penúltima volta quando errou numa curva e quase caiu. Rodrigo ficou em segundo. Kaiann Pedroso andou no mesmo ritmo dos ponteiros e terminou em terceiro. Bem mais atrás ficou Rogério ‘Geninho’ Amaral em quarto, a mesma posição que largou e não foi incomodado por Edmar ‘Lendinha’ Loureiro, quinto colocado,Julio Cesar Cunha oitavo.

Rafael Opalenski fez as honras da casa ao vencer a 65cc, após ultrapassar na metade da prova o holeshot Luiz Guilherme. Camila Bueno não conseguiu acompanhar o ritmo e teve que se contentar com a terceira colocação. Outro piloto local subiu ao pódio. Marcos Moretto terminou em quarto. Matheus Meira ficou em quinto.

Já a 50cc teve somente um líder. Felipe Sarubo dominou a prova e abriu uma pequena, mas confortável vantagem em relação a João Pedro Tozzo. João Vitor Bueno irmão de Camila Bueno terminou em terceiro.

A MX4 abriu o dia de competições com Eduardo Tanimoto vencendo de ponta a ponta sem muitas dificuldades. As disputas da categoria ficaram para as demais posições. Reinando ‘Piu’ Pinheiro largou no meio do bolo e foi se recuperando até assumir a segunda colocação na metade final da prova. Luciano Panhozzi terminou em terceiro. Hermínio ‘Maninho’ Oliveira subiu uma posição em relação à largada para fechar em quarto. Aristeu ‘Chaveirinho’ Júnior aproveitou o abandono de Dayan Mora para subir ao pódio na quinta colocação,Marcos Ferrari foi oitavo e Sandro da Silva décimo.

A MX3 teve o holeshot de Rodrigo Guerreiro. João Vitor Cardeli e Andreo ‘Urso’ Blóes largaram logo atrás. Urso caiu, voltou nas últimas posições e veio fazendo uma corrida de recuperação. Com isso, quem aproveitou o embalo do bom dia foi Rodrigo Guedes que na metade da prova assumiu o posto de João Vitor e terminou em segundo, tirando a diferença em relação ao líder. João Vitor, na parte final da prova, foi pressionado por Fabrício Schincariol que terminou em quarto. Urso foi o quinto,Andre Banana foi oitavo.

Com o gate cheio, a MX2 teve uma largada tranquila, mas uma queda na primeira volta envolvendo Gustavo Oliveira e Rodolpho Moraes fez com que Daniel Caputo saísse da pista e voltasse atrás do pelotão. Livre do enrosco, Netynho Araújo abriu dos demais pilotos e teve uma vitória tranquila. No embalo, William ‘Pirapora’ Silva terminou na segunda posição, mesmo pressionado no finalzinho por Daniel Caputo que ficou em terceiro. Guilherme ‘Gui’ Nascimento Largou em segundo, mas perdeu duas posições e terminou em quarto, com Renato ‘Sasá’ Togni logo em seguida.

Urso largou na frente da MX1, mas no começo da prova, Luis Saron assumiu a frente do pelotão e administrou a distância para os demais pilotos. Urso teve que se defender das investidas de João Vitor Cardeli no final da prova para terminar em segundo. Bem mais atrás, na quarta colocação, ficou Rodrigo Guerreiro. Fabrício Schincariol no finalzinho da prova ocupava o sétimo lugar, mas com um ritmo impressionante subiu duas posições e terminou em quinto.

Tales Calazans, atual campeão da categoria MXN2, teve que lutar muito para vencer Rodrigo Guimarães. O piloto de Registro (SP) largou bem e dominou a primeira parte da prova. Na metade, Calazans que vinha na segunda posição, superou Guimarães e assumiu a ponta. A partir daí, ele abriu uma pequena, mas confortável vantagem que lhe garantiu a vitória. Marcelo Moraes fez uma corrida consistente e terminou em terceiro. Augusto Iazaias não conseguiu se aproximar para tentar alguma coisa e teve que se contentar com a quarta colocação. Mário Terato ficou com o quinto posto,Sidnei Henrique foi décimo quinto.

Giovany Camargo largou bem e liderou de ponta a ponta a categoria Intermediária. O começo da prova foi marcado por alguns tombos. A disputa pela vice-liderança envolveu três pilotos. Renato Martins começou a prova ocupando a posição, mas antes da metade, quem aparecia era Jhonatas Reis, que soube administrar muito bem e terminou com o posto. Pedro Tavernaro manteve o mesmo lugar que largou e terminou em terceiro. Renato Marins ficou com a quarta colocação à frente de Divanei Silva,Gaetano Neto foi décimo segundo e Ivan Ferrari décimo oitavo.

Valdir Bonoto fez uma boa pré-temporada e começou 2012 com força total. Na largada da MX5, ele pulou na frente e não deu chance para o até então imbatível Júlio Maimone, que teve que se contentar com a segunda posição. Marquinho Loureiro saiu da sexta colocação para terminar em terceiro. Fábio Castro largou bem no terceiro posto, mas não manteve o ritmo e terminou em quinto, atrás de Francisco ‘Chico’ Mora.

Guilherme Majeswski Pinheiro largou bem e andou forte na liderança até o final da categoria Júnior. Geovani Silva largou na quarta posição e terminou em segundo. Rodney Oliveira perdeu o lugar para Geovani e terminou em terceiro. Ivan Meira ficou em quarto e Eduardo Teles completou o pódio.

O Campeonato Paulista de Motocross MX1-MX2 terá uma pausa. Porém, no dia 19 deste mês esta programada pela FMESP a segunda etapa do Campeonato Paulista de Todo Terreno, no CT Gattaz, em Sarapuí. A competição tem organização do Vitória Moto Clube e Cross Sport. Para maiores informações sobre eventos e classificações, basta acessar o site oficial.http://www.vitoriamotoclube.com.br/

sábado, 7 de abril de 2012

1ª etapa - Leste Paulista de Motocross - Tietê - SP


Tradicional competição da Extreme Racing deu início a mais uma temporada
Redação MotoX.com.br – Texto e fotos: Ronaldo Sampaio




Tradicional evento do Estado de São Paulo, o Campeonato Leste Paulista de Motocross teve o início da nova temporada no último fim de semana, em Tietê, cidade histórica do interior, que também mostrou sua vocação para esportes radicais. Um bom público compareceu ao local da pista e ocupou a arquibancada, mesmo com o forte calor que durou o dia todo. Pilotos de várias regiões prestigiaram o evento e o resultado foi alto nível nas baterias, principalmente, na 4 Tempos, MX2 e MX Open.
Com um gate formado por pilotos de ponta, Frederico Oliveira saiu na frente na prova da MX 4 Tempos e liderou o início da bateria. Depois Deninho Alves e Luis Saron assumiram as primeiras posições para começar a primeira grande disputa do dia. Com sua pilotagem rápida e agressiva, Saron foi para cima do líder e conseguiu a ultrapassagem. Na segunda parte da prova, os primeiros colocados se distanciaram um pouco, cessaram o combate e definiram o pódio. Saron venceu com Deninho em segundo. Frederico ainda perdeu posições para Danilo Veltroni e Edson Bertos, terminando na quinta colocação.
Na MX2, Éder Gonçalves deixou os concorrentes para trás com uma largada sensacional, mas comprovando o alto nível e equilíbrio da categoria, a liderança ainda trocaria de mãos algumas vezes até que o vencedor fosse conhecido. Éder tinha a companhia próxima de Daniel Caputto, Deninho Alves e Netinho Oliveira, três razões para se preocupar e acelerar tudo o que podia. E ele fez sua parte, deu tudo o que tinha, segurando a liderança nas primeiras voltas. Caputto foi o primeiro a tomar a dianteira. Ele era rápido, mas também ficou para trás. Deninho já havia deixado uma vitória escapar, agora era sua vez, e na segunda metade da bateria conseguiu assumir a ponta. Netynho Araújo também superou Caputto para não deixar o novo líder escapar. Ele era rápido e tentou atacar, mas Deninho manteve a ponta até a bandeirada quadriculada, conquistando a merecida vitória nessa que foi uma das provas mais disputadas do dia.
A MX Open foi a última das principais categorias a largar, e a penúltima do dia. Na primeira largada uma queda coletiva fez a organização parar a prova. Edson Bertos havia feito o holeshot e estava na frente. Na segunda vez que o gate caiu, ele repetiu a dose, pulou na frente e volta a volta consolidou a liderança, vencendo a prova de ponta a ponta. Danilo Veltroni, um dos pilotos que ficou no chão na primeira largada, mudou sua sorte e dessa vez e assumiu a segunda posição. Netynho vinha em terceiro e tentou de todas as formas atacar o adversário, que estava focado, não cometeu erros e manteve a posição até o final da prova. Thiago Piolli foi o quarto colocado e Luis Saron, depois de parar no pit stop no início da prova e voltar nas últimas posições, superou Bruno Lima na última volta completando o pódio.
Gustavo Marcolim tomou a primeira posição de Fabrício Franzolini na primeira volta e só abriu vantagem até a bandeirada quadriculada, saindo na frente na disputa pelo título da MX Amador. Thiago Macedo ocupou a terceira posição a prova toda, sem ser ameaçado, mas na última volta foi surpreendido por Renato Togni, que fez uma prova de recuperação incrível, saindo das últimas posições para terminar na terceira colocação. Lucas Caetano fez uma prova conservadora e foi o quinto colocado,Gaetano Neto ficou com a vigésima primeira posição.
Rick Paes e Thiago Macedo foram os nomes da MX 2 Tempos. Eles largaram na frente, com Rick como líder. Desde o começo, eles disputaram a primeira posição com Thiago atacando e Rick tentando se distanciar do rival. Aos poucos o preparo pesou para o líder e ele acabou cedendo a liderança para Thiago, que dominou a bateria dos sete minutos em diante. Rick, mesmo cansado, estava longe do terceiro e administrando a distância completou a prova na segunda colocação. Wagner Kubiac, Vitor Alves e Alcides Canto fecharam os cinco primeiros colocados, respectivamente.
Na MX30, depois de escolher uma linha ruim na largada, Fabiano Mendes integrou o segundo pelotão, lá pela sexta ou sétima posição. Na frente, Rogério Louro aproveitava pista livre para abrir o quanto podia. Aos poucos, Fabiano foi melhorando sua posição, até superar Person Pauletto e Sérgio Bacci e assumir a vice-liderança. Rogério não havia conseguido muita vantagem e Fabiano conseguiu chegar, tirando a liderança e a vitória de Rogério, que teve que se contentar com a segunda colocação. Person superou Sérgio e ficou em terceiro, enquanto Nelsinho Sifarelli completou o pódio na quinta posição.
Oscar Kleiber pulou na frente dos adversários na prova da MX40 e deu trabalho, liderando o pelotão formado também por Dayan Lopes, João Carlos Nunes, Eduardo Tanimoto e Rinaldo Spagnol. Oscar resistiu o quanto pode, mas acabou perdendo posições para Eduardo Tanimoto e Rinaldo Spagnol, que tentou se aproximar, mas não conseguiu ameaçar Tanimoto, vencedor dessa bateria. Oscar foi o terceiro colocado, Maurício Gerlach o quarto e Hermínio Oliveira o quinto.
Na 230F, Diego Dedel garantiu a primeira posição depois de liderar a prova toda. Volnei Cavallante abriu caminho entre os adversários nas primeiras voltas, até superar Pedro Sampaio na metade da bateria e terminar na segunda posição. Giovanny Camargo e Emerson Leonor também deixaram Pedro para trás, na quinta colocação, quando a bateria terminou,Wlamir Siqueira nono e Anderson Marcondes decimo terceiro.
Na MXN, o mesmo número na moto, mas outro vencedor. Alisson Cândido entrou na pista com vontade e venceu com uma receita parecida. Depois de largar bem, ele apenas superou Lucas Eduardo no início da prova e depois disso liderou até a bandeirada. Eduardo confirmou a segunda posição à frente de Emerson Leonor, Rodrigo Nunes e Marcos Paes,Lucas Oliveira foi sétimo e Anderson Marcondes foi nono.
Gustavo Costa largou na ponta na bateria da 85cc, mas quem levou foi Frederico Spagnol, que assumiu a posição ainda na primeira volta. Gustavo não conseguiu dar o troco, mas consolidou o posto recebendo a bandeirada isolado em segundo lugar. Ana Lúcia Vizioni, João Vitor Meloré e Gustavo Takamune completaram o pódio.
Na prova da categoria Regional, o vencedor foi Maurício Bertola, que largou na ponta e seguiu até a bandeirada na primeira posição. Felipe, Luis Fernando Gerpelli, João Vitor Meloré e João Afonso Hernandes foram segundo, terceiro, quarto e quinto colocados, respectivamente.
A primeira etapa do Campeonato Leste Paulista de Motocross teve o total apoio da Prefeitura Municipal de Tietê e suas secretarias, patrocínio de IMS, co-patrocínio da Red Dragon e ASW, e apoio da General Motos, América Sports, Brasil Racing, Benazi, Dablio, MRP Racing, Stocovich, All Sign, WRP e THS Racing. A organização é da Extreme Racing Competições e a supervisão da LIVRE BRASIL.