quinta-feira, 19 de maio de 2011

2ª etapa - Paulista FMESP de Todo Terreno - Sarapuí - SP



Prova exigiu bastante dos competidores
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia

Sarapuí, no interior de São Paulo, recebeu no último final de semana a segunda etapa do Campeonato Paulista FMESP de Todo Terreno. Com uma pista rápida que deveria ser percorrida em aproximadamente três minutos, os pilotos já nos treinos viram que teriam um grande desafio pela frente. A prova que contou com 13 categorias em disputa foi realizada no Pesqueiro Gattaz, próximo a Sorocaba, e teve a participação de mais de 130 competidores.
A pista que mesclava um trecho de MotoCross exigiu muito dos pilotos que tiveram que passar por uma ponte, contornar um lago em um terreno onde as variações entre subidas e descidas eram constantes nos mais de três mil metros de extensão. Como o dia foi agradável, o público compareceu em peso, mesmo com a pista sendo distante do centro da cidade. Por contar com uma pista extensa, as baterias puderam ser realizadas com duas categorias andando junto o que agilizou a competição. As principais categorias para motos nacionais e importadas foram dominadas por pilotos da cidade de Tatuí. Luis Saron venceu a MX1 e Daniel Caputo a MX2. Na MX Gold fizeram dobradinha com Saron à frente.
• Luis Saron # 99 (Via Maimone\Saron Motos) Soberano de ponta a ponta na MX-1 não dando chances aos outros pilotos. Na MX-Gold apesar de largar na segunda posição, rapidamente alcançou o primeiro lugar e manteve tranqüilo até a bandeirada final.
• Daniel Caputo # 19 (CR Trans) Não teve dificuldades na MX-2 andou tranqüilo até a bandeirada, na MX-GOLD fez o Holeshot, mas caiu pra segunda colocação que manteve até o fim sem dificuldades.
• Fabiano Crispim # 79 (Sindmetal Tatuí\Lajes 2001\Tempero Manero\Global Info.) Fez o Holeshot na MXN-3 e abriu uma boa vantagem, mas do meio da prova em diante o segundo e o terceiro colocado encostaram, Fabiano foi ultrapassado, mas não durou muitas curvas, pois ele contou com a sorte do seu adversário cair, novamente em primeiro, faltando três curvas para a bandeirada foi ultrapassado, mas contou dessa vez com sua experiência e recuperou a primeira posição na penúltima curva aplicando um BlockPass e recebeu a bandeirada a centésimos de segundo de diferença do segundo colocado.
• Lucas Eduardo # 67 (Cruzeiro Motos) largou em terceiro na MXN-3, mas caiu para quinto e manteve ate o final.
• João Marcelo Peixoto # 37 Finalizou em décimo terceiro na MXN-3.
• Fabio Pangaré # 766 Subiu no pódio em quinto na MX-3.
• Raoni Ceciliato # 966 pressionou o primeiro colocado no inicio da prova, mas finalizou em segundo na MXN-1.
• Felipe Sarubinho # 281 Foi terceiro na MiniMoto.
• Luis Guilherme # 221 Segundo na 65cc.
• Netinho # 100 Terceiro na 65cc.
Com organização do Vitória Moto Clube e Cross Sport e supervisão da FMESP (Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo) o campeonato terá sua próxima etapa no dia 5 de junho, na cidade de São Miguel Arcanjo, em uma pista projetada ao lado do Asilo. O patrocínio deste campeonato é da Pro Tork. Para mais informações sobre calendário e classificação é só acessar o site oficial.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Leste Paulista de Motocross - 1ª etapa - Cerquilho


Após ser interrompida na semana anterior devido a chuva, a etapa de abertura do Campeonato Leste Paulista voltou a Cerquilho para dar continuidade às sete categorias que não puderam ser realizadas neste dia 7 de Maio. A corrida - tradicionalmente feita aos domingos - foi disputada no sábado por conta do Dia das Mães e, por isso, houve apenas um reconhecimento de pista meia hora antes da largada da primeira bateria, o que agradou muito os pilotos que não participaram na semana anterior. Com apoio da Prefeitura Municipal, que montou uma excelente estrutura e deixou à disposição todo maquinário necessário, a pista localizada na Chácara Cross, do piloto Alexandre Terlizze, foi reformulada e teve o sentido invertido deixando tudo ainda mais desafiador.
Este é o segundo ano consecutivo que a cidade recebe um campeonato organizado pela Extreme Racing e, segundo o secretário de esportes Edeson Grando, a intenção é que a competição faça parte do calendário oficial de eventos. Para isso, o projeto será apresentado ao Prefeito Municipal Paulo Roberto Pilon.
A primeira categoria a ir pra pista foi a 230-F com Antonio Oliveira # 787 (Oliveira Hortifruti) na terceira posição e Laudelino Pimenta # 911 (THD Preparações) em quinto, depois veio a MX-2 com Daniel Caputo # 19 (CR Trans\Via Maimone) em quinto. Cleber Grandini # 128(Chiquinha Rodas) fez o holeshot da MXN, mas após quadro voltas uma queda fez com que voltasse atrás do pelotão, no final, Antonio Oliveira # 787 (Oliveira Hortifruti) teve que segurar a segunda posição dos ataques de Cleber Grandini # 128(Chiquinha Rodas) tranqüilo, Lauzinho Pimenta # 911 (THD Preparações) ficou na quarta colocação e Alex Grandini # 182(Chiquinha Rodas) foi quinto.
A última bateria foi a MX Open, principal categoria para motos importadas. E outra vez o destaque foi a disputa pelas primeiras posições. Luis Saron # 99 (Via Maimone\Saron Motos) largou na frente e sofreu forte pressão do segundo colocado no começo da prova, mas manteve o primeiro lugar até o final. No final, Daniel Caputo # 19 (CR Trans\Via Maimone) se aproximou do segundo colocado, mas não teve tempo de formular um ataque terminando em segundo.

domingo, 8 de maio de 2011

CHUVA ADIA 3 ETAPA DO SUL PAULISTA EM TATUI


Barro, muito barro, foi no que se resumiu a terceira etapa do Sul Paulista de MotoCross na cidade de Tatuí no dia 1 de Maio. durante a primeira bateria a MX-3,para pilotos partir de 30 anos,qual foi vencida por João Vitor # 149 (Rovcam\Farmácia Avallone)nos últimos metros sobre Luís Sarom # 99 (Sarom Motos\Via Maimone),começou a chuva que foi o suficiente pra deixar a pista impraticável.Adiada a prova das motos começou outra disputa,só que dessa vez dos carros das equipes e dos populares que prestigiavam o evento em tentar sair do motodromo pois só conta com duas saídas íngremes de terra,na ocasião lama,mal conseguiam sair do lugar quanto mais sair do motodromo,algumas pick-ups com tração 4x4 tiveram sucesso em suas tentativas de sair do atoleiro que o motodromo virou,enquanto os outros carros tentavam em vão,piorando ainda mais a situação pois congestionava as subidas.A única alternativa era o trator rebocar um a um os carros e vans que se encontravam no local,o trator da prefeitura que lá estava retirou os primeiros carros mas derrepente não sabemos por qual motivo foi embora,deixando todos sem saber que fazer,nosso amigo Lucas Eduardo o DU foi buscar o trator de seu pai pra ajudar as pessoas,logo depois mais um trator particular apareceu pra ajudar,mas logo foi embora também,depois de um bom tempo um outro trator da prefeitura chegou pra ajudar.
Desde o meio dia hora que foi cancelada a etapa e começou o sofrimento, o ultimo carro que foi retirado pelo Eduardo já passava das nove da noite, situação que poderia ser diferente se tivéssemos uma estrutura melhor no nosso motodromo, esse fato da chuva impossibilitar a saída não é novidade para os pilotos tatuianos que sempre treinam no motodromo,quando tem condições de treino,passam quando chove. Tem algumas situações difíceis de entender pois em algumas cidades pequenas comparadas a Tatuí,e menores ainda na sua tradição no MotoCross tem uma estrutura de dar inveja na organização de suas etapas,fornecem tratores, maquinas ,caminhões e o que mais for necessário para uma bela corrida e principalmente segura,agora Tatuí com toda sua tradição no MotoCross, e a quantia de pilotos tatuianos,acho que a maior nas cidades em que se realizam as etapas do campeonato,o máximo que vemos é um trator pra roçar o mato,um pra gradear,com grade emprestada do Eduardo,e com muito custo um caminhão de água que não molha tudo,ISSO TUDO só no fim de semana da corrida.Quem perde com isso,alem dos pilotos tatuianos,o nome da cidade de Tatuí,que com isso não atraia o interesse dos pilotos de outras cidades devido a falta de estrutura e segurança,esperamos que nossas autoridades olhem com um pouco mais de carinho e responsabilidade para os eventos esportivos em geral,pois vemos alguns são precários na sua realização isso é ruim para o nome da cidade,e no MotoCross, pois se tratar de esporte a motor não pode haver precariedade,ou vamos esperar um acidente grave para que tomem providências.
Nova data da terceira etapa do Sul Paulista dia 4 e 5 de Junho em Tatuí.